quinta-feira, 1 de julho de 2010

RECOLOCANDO O MEU MINISTÉRIO NO ALTAR

Nossa missão não é só "fazer". Nossa missão e identidade está no "ser". Não fazemos nada direito se não formos do Senhor. Nosso ministério é pobre e vazio de espiritualidade quando não nos tornamos "cidadãos do altar".

A música católica está sofrendo mutações nestes últimos tempos. Ela está vivendo um sério tempo de ambiguidade. Parece que são duas vertentes: os astros e os ministros. Mas, longe de querer classificar os músicos, a verdade é só uma: "aguenta o tranco aquele que voltar, urgentemente para o altar".

Que a música deve seguir o curso da evangelização, isto é inegável. A música católica deve chegar no mundo e atrair os do mundo. Ela deve ser tocada, amplamente divulgada, "downloadizada" (e não faço apologia ao download pirata), desde que ultrapasse limites e transcenda ao povo "sem Deus".

Mas, diferente da música é o ministro que a toca. Ele não pode, sob hipótese alguma, esquivar-se do altar que o sustenta e orienta.

Nós temos que fazer alguma coisa. Parece que as boas canções de intimidade e adoração estão sumindo do cenário. Só há espaço para "músicas-mensagens" que, sem sombra de dúvidas, mexem emocionalmente com as pessoas. Mas, será mesmo que estas canções convertem? Será que minha música é autenticamente uma canção nascida do altar? E aqui não estou falando sobre o altar da sua paróquia. Refiro-me ao altar da intimidade com O Senhor sem a qual, um altar de paróquia é tão somente uma pedra fria.

O caminho que alguns ministério escolheram é perigoso. Sem uma orientação espiritual, excelentes ministros de música estão desaparecendo e esfriando seus dons. Estão "tocando por tocar". E isso é ameaçador. Pode ser um caminho sem volta.

As pessoas não têm sede de boa música. Boa música as AM's e FM's da vida, os "4-Shared", os Myspace e blogs piratas oferecem. O povo está com fome, sede e saudade de Deus. E isto, nenhum latifúndio de comunicação pode oferecer. Só um bom Ministro de música católica, íntimo e aberto ao Senhor, pode oferecer..

Temos mais responsabilidades na cultura da Salvação em Jesus do que imaginamos. Há pouca gente falando sobre esta responsabilidade. Os imprudentes estão gravando seus CD's -ditos católicos -, sem ao menos uma identidade fixa com a Igreja e um compromisso com a Salvação. Infelizmente, muitos foram ensinados pela mídia a vender Cds, DVD's e clips.

Não deixe seu ministério seguir este caminho. Tenha a ousadia de subir a montanha para encontrar-se com Seu Senhor. E, tenha coragem se O Senhor pedir para que seu ministério "descanse" um pouco ou pare de vez. É bem melhor um punhado de discípulos do que uma multidão desgovernada.

0 comentários: