sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O QUARTO TEMPO

O tempo é um dos quesitos básicos de observação para todo bom ministro de música católica. Sem a observância do tempo é praticamente impossível administrar bem seu dom, sua ministração.

Deus age no tempo, no nosso tempo. E cada tempo denuncia um tipo de ação ou intervenção de Deus.

Houve, na história da música católica, três grandes momentos ou tempos que poderíamos destacar aqui:



O primeiro foi o tempo da descoberta da música para Deus.
Foram os nossos "primeiros pais". Aqueles que, sem saber direito o que faziam, colocavam seus dotes musicais à serviço da Igreja. Era o tempo do Padre Irala, do Padre Zezinho, do grupo Palestrina de curitiba e da antológica dupla Frei Fabretti & irmã Nelly. Esta foi a era dos compactos "lado A e lado B" de músicas liturgicas.

O segundo foi o tempo de descobrir Deus através da música. e os grandes louvores.
Neste tempo surgia Padre Jonas, Padre Agostinho Soares, Padre Ney Brasil, A Comunidade Shalom, o Eugênio Jorge e o Nelsinho Corrêa, o Nicodemos Costa, o Valdir Grosso (Di), Musical Boa Semente de Araraquara e muitos outros espalhados por este Brasil que tanto nos ensinaram a conhecer Jesus em forma de canção e a Louvá-lo. Benditas das músicas de louvor que tanto nos seguraram.

Um terceiro tempo indicou uma espécie de música mensagem, poética e o som pesado.
Uma era gostosa. Letra e Harmonia casavam-se para forma um grupo de pessoas que se dedicariam a expressar Deus através de uma arte mais elaborada, pensada, apurada, moldada, temperada... 

Já não se usava mais os três ou quatro canais para se gravar um disco. Aliás, nem disco mais existia. Agora chegava a era dos CDs. Destacava-se neste tempo o Luiz Carvalho da Recado, A comunidade Grão de Trigo, o Kater, o Padre Joãozinho, O Urbano Medeiros, O Jean Carlo, Jonas e Toninho e tantos, tantos outros anônimos.

Nessa mesma época, um "rasgo-no-véu" colocava em cena uma banda que, na sua rápida passagem, marcaria época e vidas. A banda Cristoatividade com seus "alertas" e seus "lances legais". O expoente desse louvor "estranho" foi o Eraldo.

E agora chegou o quarto tempo.
É um tempo que ainda não conseguimos definir muito bem. Mas, o próprio Espírito envia placas de sinalização. É um tempo de se levantar os amigos de Deus, os cantores de Deus, os bateristas de Deus, os contra-baixistas de Deus, os tecladistas de Deus. São os que estão com Deus não por business, por grana,  por pro labores mas, estão com Deus porque conhecem a Deus. E é neste tempo que seu nome precisa ser escrito. 

Muito joio, como em todos os tempos, ainda crescerá neste meio. Mas, aqueles que sabem o que estão fazendo, renovarão suas forças porque assim Deus quer.

Este quarto tempo é como se fosse o "nosso Evangelho". A nossa vida com Deus. Passaram os tempos e com eles seus heróis. E cada tempo mostra uma parte do Corpo de Cristo que devemos descobrir. Portanto, um ministro de música não é chamado só para a tocar, cantar, gravar CD e ficar a noite toda no twitter ou no MSN falando de música. Somos sim, chamados a decodificar o que Deus quer para este tempo.

Temos algumas pistas. Resta-nos fazer bem nosso trabalho e aguardar que O Senhor se manifeste. Não se nega que este Tempo é um tempo de ansiedade humana, fracassos, desarmonia familiar, ultrajes sexuais. E para tudo isso Deus tem uma cura: sua música.

Não perca tempo em querer ser o mais novo contratado a maior gravadora do Brasil e do mundo. Já tem quem faça isso. Preocupe-se com a vontade de Deus a seu respeito. Afinal, você é este quarto tempo. terá um quinto? Vamos esperar.

PS: Mil desculpas se errei na colocação das pessoas. Não fiz uma pesquisa nem consultei nenhum ibope para saber quem vendia mais discos ou CDs. Simplesmente fiz uma rápida consulta em minhas memórias. E, aproveito esse momento para agradecer a todos estes "feras de Deus" que tanto contribuiriam para minha formação, em especial meu amigo Di, a quem devo muito do que consegui ser.

1 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar o Silvinho por esta excelente página de formação.Uma coisa te digo, meu irmão, se Deus te deixa passar por dificuldades, este é o maior sinal de que ELE muito te ama. Tudo o que é fácil, nesta vida, vem do demônio.E você e a Beatitudes são de Deus.
Um forte abraço Silvinho.
Marco/SP - Marcão de São Paulo capital.
P.s.: Saudações do Mutley.